domingo, 28 de abril de 2013

Entrevista: GUTO GABRELON



Total Tone: Olá Guto, desde já agradeço a sua participação aqui no Blog Total Tone, primeiro eu gostaria que você falasse um pouco de você, seus trabalhos e seus projetos para os nossos leitores que ainda não conhecem o seu trabalho.

Guto Gabrelon: Olá. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo espaço cedido e parabenizar o blog, é de espaços assim que precisamos no Brasil para valorizar a nossa música.
Eu comecei na música aos 13 anos de idade ouvindo alguns LP's do Iron Maiden, foi o que me alavancou a ter a vontade de tocar guitarra. Entrei num curso de violão onde aprendi apenas os acordes básicos (o violão não serve de iniciação para a guitarra como alguns pensam, mas na época eu ainda não sabia disso...), e com a famosa técnica de "tentativa e erro", comecei a tirar algum sons do Maiden no violão. Foi só então que me decidi entrar no mundo da guitarra (com 15 anos), tive sorte de ter um professor muito dedicado na época, Fabricio Fenili, que me deu uma ótima base de teoria e técnica. O tempo foi passando, e hoje sou professor de guitarra e tenho um álbum de rock instrumental, o "Fire Machine"

Total Tone: A música Police Chases é muito boa, tem ótimo timbre, ótima melodia e uma pegada de primeira qualidade, nos fale um pouco sobre  ela, de onde surgiu a ideia da composição e tudo mais.

Guto Gabrelon: Engraçado você começar peguntando pela "Police Chases", porque a intro dela foi a primeira composição que eu fiz para o álbum. Quando eu a fiz e ouvi, o que me veio na cabeça foi a idéia de uma perseguição policial, então não pensei duas vezes para usar esse título.
Eu já fazia algumas composições para estudo próprio, e no meio dessas idéias nasceu este riff da intro. Essa música me deu inspiração e motivação para continuar compondo no estilo instrumental.

Total Tone: Na música The Wise, você tocou um violão em uma praia mais clássica/erudita, qual a ligação do seu jeito de tocar e a música clássica? O estudo da música clássica te ajudou de alguma forma na guitarra rock?

Guto Gabrelon: Eu tenho influências de Symphonic Metal e Metal Melódico. Também já ouvi muita música clássica e barroca. Beethoven, Mozart e Bach são meus favoritos. Tudo isso me influenciou muito a gostar do violão erudito. A "The Wise" é o resultado disto, misturado com a minha visão e gosto musical. Eu acabei estudando o estilo neo-clássico na guitarra ouvindo guitarristas como Jason Becker. Tudo isso me ajudou muito no meu desenvolvimento musical, não sou um guitarrista neo-clássico, mas o estilo está embutido na minha forma de tocar.

Total Tone: Alguns guitarristas só pensam em tocar rápido e fritar a escala, outros se preocupam mais com o timbre e com a melodia e as vezes acabam deixando de por algumas passagens rápidas nas músicas, você não, você consegue acelerar na hora certa e você percebe a hora certa de frear o solo, como você dosa isso, quando é para fritar e quando é para segurar o solo?

Guto Gabrelon: Eu acho que esses problemas de tocar "só lento" ou "só rápido" vêm do fato de você ouvir só uma coisa, um estilo. É claro que você só vai ouvir o que te agrada, mas muitas pessoas, quando descobrem um estilo do seu gosto, param no tempo e só ficam naquele som. A idéia é continuar buscando mais sons para acrescentar na sua bagagem, assim você não fica só com uma opção e consegue dosar na medida da sua intenção. Eu sempre busquei ouvir um pouco de tudo, pois existem idéias geniais em muitos estilos musicais. Já ouvi muito Metal, Hard Rock, Música Clássica e Blues.




Total Tone: Na música Hard'n Heavy o timbre de sua guitarra esta mais pesado, quais foram as mudanças de equipamento para esta música? 

Guto Gabrelon: Utilizei uma guitarra Jackson com captador Evolution plugada em um Laney valvulado. Mas tem um detalhe: Na base, gravei 4 guitarras sincronizadas com afinação Dropped D! hehe. Adorei o resultado!

Total Tone: A música Thunder é especial no CD, ela tem todos os ingredientes que uma música instrumental de guitarra precisa ter, técnica, melodia, timbre e boa pegada, nos fale um pouco sobre essa música.

Guto Gabrelon: A "Thunder" foi uma das primeiras que disponibilizei para download. Essa foi feita aos pedaços, haha. Escrevia uma parte e não sabia pra onde continuar, uns dias depois a idéia vinha, a assim foi. Eu sou muito auto-crítico, portanto não me contento com o "mais ou menos". Se fiz uma introdução boa e não sei como dar sequencia, não escrevo qualquer passagem para continuar, eu paro ali mesmo e a música fica naquilo (as vezes por alguns meses!) até eu achar alguma idéia que agrade meus ouvidos!

Total Tone: Como você construiu as dobras de guitarra para o CD Fire Machine?

Guto Gabrelon: As dobras e duetos foram as últimas coisas que organizei no álbum, deixei isso para o fim porque acho que a música tem que soar completa sem esses detalhes. Assim, quando isso é adicionado, você tem uma boa música associada com uma boa produção.




Total Tone: Como nasceu o CD Fire Machine?

Guto Gabrelon: Bom, na época em que estava estudando, começando a compor e quando saiu a idéia da "Police Chases", nem me passava pela cabeça a idéia de lançar um álbum. Simplesmente fui seguindo com os estudos, sempre compondo e pegando influências. Sempre busquei ter um som com cara própria, na época eu ouvia muito Steve Vai, mas nunca quis soar igual a ele ou a qualquer outra influência minha. Quando me dei conta, eu já tinha uma certa quantidade de músicas escritas. Aí veio aquele estalo na mente: "Se eu continuar com isso, posso lançar um álbum de rock instrumental". Falando assim até parece fácil, mais foi um longo caminho e de muito estudo. E sei que tem muito mais pela frente!

Total Tone: Qual equipamento você usou na gravação da CD?

Guto Gabrelon: Usei meus equipamentos e também peguei alguns emprestados. No total foram:
Jackson D 10-Pro com captação Spirit
Jackson JDR com captação Dimarzio (Evolution)
Walczak Walkirie com captação EMG
Tagima 737 com captação Seymour Duncan (JB Jr)
Pedaleira Boss GT-10
Ampli Laney GH100L com caixa 4x12 Celestion Seventy 80s
O álbum foi gravado no BYZ Brasil Studio, em Santo André.

Total Tone: É fácil reconhecer o som de Joe Satriani pela sua pegada, seu timbre e o largo uso de módulos gregos, o que você acha que mais caracteriza o som de Guto Gabrelon?

Guto Gabrelon: Gosto do som do Satriani e do Vai, o estilo e o fraseado. Sempre curti também uma pegada blues em solos.
Acho que se alguem me conhecer um pouco, saber o que estudei e ouvir as minhas influências, vai entender na hora de onde vem minha idéia de solo e composição. Além do Satriani e Vai, algumas de minhas principais influências foram o Ardanuy, Kiko Loureiro, Juninho Afram, Dave Murray, Adrian Smith, Jason Becker, Zakk Wylde, entre alguns outros.

Total Tone: De todas as músicas de sua autoria, qual é aquela que você escuta e diz "é essa!", tem alguma música que você goste em especial?

Guto Gabrelon: Sim, tem: "Mirror"! Pra quem não sabe, o nome dessa música tem uma explicação: Quando eu comecei a escrevê-la, eu tinha uma idéia muito fixa de como essa música deveria soar e qual clima eu queria que ela tivesse, mas ainda não sabia quais frases usar e como passar essa idéia para a guitarra. No fim das contas, deu 100% certo! Por isso a batizei de "Mirror", porque consegui "refletir" na guitarra exatamente o que estava pensando. Muito filosófico? Talvez, mas deu certo...haha




Total Tone: No Brasil é muito difícil músicos de verdade serem reconhecidos, é um absurdo mas é verdade e a nossa realidade, com o projeto de lei que tramita no congresso nacional, projeto esse que prevê o acréscimo da disciplina musical no curriculum escolar, a aprovação, na sua opinião, seria um grande passo para o reconhecimento da boa música no país, ou estamos fadados a viver com músicas ruins e com palavras sem significado algum? (ex: lek lek lek, tchu tchu tcha, e outras coisas desse tipo)

Guto Gabrelon: Tenho conhecimento deste projeto e sou totalmente a favor. Como professor de música, vejo no meu dia-a-dia o quanto o estudo musical ajuda no desenvolvimento de uma pessoa, não só pelo ouvido mais atento e pelo conhecimento adquirido, mas a música nos dá um senso de organização! Coisa que falta na vida dos brasileiros. Mas para ser realmente funcional, essa disciplina tem que ser lecionada da maneira correta nas escolas, de forma que mostre um novo universo para o aluno. Porque, ficar só escrevendo e decorando nomes de figuras e notas, ninguém merece...
Na minha opinião, música ruim é resultado da falta de cultura musical. Eu sou de Santo André, e aqui qualquer pessoa pode assistir um concerto da orquestra sinfonica gratuitamente, e tem apresentações o ano todo. Mas quantas pessoas procuram saber disso? E das que sabem, quantas vão ao teatro assistir? Educação musical tem que vir desde a escola, só assim se gera o interesse!

Total Tone: Você é endorse de alguma marca? Se sim qual?

Guto Gabrelon: Não sou endorse de nenhuma marca, estou aberto à propostas! hehe




Total Tone: No começo da matéria você disse que também dá aulas de guitarra, para quem tem interesse em ter aulas com você, você leciona em alguma escola ou são aulas particulares mesmo? 

Guto Gabrelon: Sim, comecei a dar aulas com 16 anos de idade, em 2004. Leciono em duas escolas de música em Santo André: a "Studio Pastore" (curso de guitarra),  e no"BYZ Brasil Studio", onde além de aulas de guitarra, estou montando alguns novos cursos, um deles é o"Teoria e Leitura Aplicada".
Total Tone: Qual a grade do curso que você ministra?Guto Gabrelon: Dou aulas para alunos de todos os níveis, meu curso abrange:

- Leitura
- Campo Harmônico
- Escalas
- Intervalos
- Técnicas
- Exercícios
- Composição
- Improvisação

Total Tone: Deixe o contato para quem quer ter aulas com você.

Guto Gabrelon: BYZ Brasil Studio:
http://www.facebook.com/BYZBrasilstudio?ref=ts&fref=ts

Studio Pastore:
http://www.studiopastore.com.br


Ou quem preferir, é só me mandar um e-mail:
contato@gutogabrelon.com


Total Tone: Guto, só tenho a agradecer a sua presença aqui no Blog Total Tone, muita sorte para você e sua carreira, deixe o seu contato para quem quer entrar em contato com você, qual link deve acessar? 

Guto Gabrelon: Sou eu que agradeço, pra quem quiser conhecer o "Fire Machine", baixar gratuitamente e ficar em contato, é só acessar:

Site Oficial: http://www.gutogabrelon.com
Facebook: http://www.facebook.com/gutogabrelonoficial
YouTube:http://www.youtube.com/gutogabrelon
E-mail: contato@gutogabrelon.com


Se você esta lendo esta matéria e quer conhecer melhor o trabalho de Guto Gabrelon acesso os links postados, também irei postar alguns vídeos aqui para que você assista e curta este ótimo músico!








Nenhum comentário:

Postar um comentário